Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2004

Resident Evil 4 - Toda a verdade

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Hoje o mundo acordou incrédulo com as informações que a revista Game Informer divulgou sobre Resident Evil 4, de longe o mais apavorante episódio da série da Capcom. A revista ainda não chegou as bancas, mas nós já podemos dizer-vos o que virá nas suas páginas e como RE4 mudará o conceito que hoje temos não só da série, mas também dos Survival Horror. 


Como vocês já devem saber, muitos jornalistas estiveram presentes no evento que a Capcom realizou recentemente em Las Vegas e tiveram acesso ao mais novo episódio da série Resident Evil que aparecerá, em exclusivo, na GameCube.


Esses jornalistas estão proibidos de compartilhar com o público o que eles presenciaram na ocasião por causa dos termos de responsabilidade que todos tiveram que assinar. No início desta semana, vários detalhes impressionantes sobre Resident Evil 4 surgiram na net, embora até agora ainda não tenham sido confirmados.


Entretanto, hoje, oriundas da revista Game Informer, que só deve chegar ás bancas nas próximas semanas, surgiram imagens scaneadas simplesmente impressionantes, ainda por cima todas elas são in-game.


A revista também traz algumas informações confirmadas pelo editor, a quem a Capcom deu uma certa vantagem oferecendo-lhe detalhes exclusivos. O jogo passa-se em 2004, mais de 6 anos após o início da série. Leon é escolhido pelo Presidente para guarda-costas da sua filha. Mas antes dele começar a sua missão, a rapariga é raptada e levada para a América do Sul. Ao chegar à cidade, Leon tenta encontrá-la e passa a ser perseguido pelos moradores locais. Embora não saiba quais são as causas de tanto ódio por ele, Leon questiona-se sobre o que estaria por trás dessa perseguição. Mesmo não sendo zombies, existe algo de muito estranho por lá mas isso só será revelado no decorrer do jogo.


Está confirmado que vários personagens conhecidos vão aparecer, mas não informa se eles realmente serão seleccionáveis ou se apenas aparecerão durante o jogo. A Umbrella Corporation já não existe assim como os zombies e, teoricamente, a ameaça dos vírus mutantes. Alguns aspectos como Spray e Ervas para revitalizar a energia permanecem mas outros como as animações das portas e as cut-scenes desapareceram.


Pelas imagens, a promessa da Capcom de que graficamente Resident Evil 4 será de longe o melhor jogo para GameCube parece não ser nenhuma mentira. Efeitos de luz e partículas, também segundo a revista, são impressionantes e os ambientes escuros foram muito bem elaborados e estão aterrorizantes. O motor de jogo, além de comportar um número maior de inimigos simultâneos do que o anterior, também oferece terrenos amplos e irregulares e os encontros com os inimigos poderão ocorrer de diferentes posições na vertical (por exemplo, em cima de uma plataforma, escada, etc.).


Os inimigos terão vários pontos de acerto no corpo. Se fizermos mira e acertarmos na cabeça, é garantido que vamos levar um banho de sangue, se atiramos para a perna a personagem passa a andar a mancar. Mas essa não será a única preocupação do jogador, uma vez na selva é melhor ter cuidado com as armadilhas de urso espalhadas pela floresta. Na cidade, armadilhas com laser vão trazer muitas dores de cabeça aos desatentos.


Por estar numa região rural, Leon será atacado pelos moradores com machados, foices, pás e o que estiver a mão. Eles poderão até arremessar esses objectos contra nós mas se formos suficientemente rápidos, poderemos desviar o trajecto desse mesmo objecto alvejando os inimigos.


Juntamente com estas novidades está um botão específico de "acção" que poderá ser usado para diferentes movimentos – por exemplo, derrubar escadas, passar por uma janela num momento de fuga, ou ainda, para impedir a entrada de inimigos no recinto, Leon pode colocar objectos/móveis pesados para fazer barricadas nas portas. O jogador também poderá usar chaves para trancar as portas.


O boss visto nas imagens em anexo parece ter sido tirado de um livro de Tolkien. É bem diferente do que estamos habituados a ver na série, mas a sua forma é tão descomunal quanto a de um Tyrant. Um dos seus ataques é de pegar o "homenzinho" Leon e atirá-lo ao chão.


Além destas localizações em campo aberto e aquelas mais escuras dentro de prédios (provavelmente visitadas mais para o meio do jogo), haverá um cenário específico em que não haverá luz nenhuma. Leon mal poderá ver o seu nariz e mesmo aqui a perseguição continuará: os moradores virão atrás do nosso herói utilizando velas, que deverão ser roubadas para que Leon possa fugir do local. Sinistro!


A IA dos moradores será deveras superior à dos zombies das versões anteriores. Se nós dispararmos sobre alguém, esse alguém pode eventualmente fugir. Se nós o perseguirmos, poderemos ser apanhados numa emboscada onde vários estarão à nossa espera. As novas rotinas avançadas de IA permitem que eles não só vejam, mas também oiçam sons distantes, e dessa forma vir atrás de nós.


Outros detalhes confirmados pela revista são:


- Agora teremos 3 perspectivas além da primeira pessoa. As duas em terceira pessoa são posicionadas atrás de Leon, e deverão ser bem úteis para disparar.


- RE4 terá suporte para Progressive Scan.


- O jogo está a ser produzido com televisores 16:9 Widescreen em mente – quem não tiver vai ter que aturar barras negras no canto superior e inferior.


- O sistema de controlo assim como os menus serão idênticos aos já experimentados na série com a alavanca esquerda movimentando Leon, o botão R accionando a mira, o botão A para atirar.


- A Munição e a Energia estarão visíveis durante o jogo, e não apenas no menu.


- Leon poderá usar binóculos e observar aquilo que se está a passar à distância.


- Leon também pode usar espingardas de longo alcance e granadas de mão.


De certeza que os fãs de Resident Evil devem estar espantados com tudo isto. A série realmente precisava de uma revitalização e não há dúvidas de que Resident Evil 4 marcará o renascimento do franchise. Embora ainda falte a confirmação da Capcom, é quase certo que estas informações sejam verdadeiras.


Fiquem com as imagens e certifiquem-se de que as portas estão trancadas pois "ele" está a chegar…


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publicado por hogwart às 18:38
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2 comentários:
De Anónimo a 16 de Fevereiro de 2004 às 18:10
Se queres a minha opinião, eu concordo com as alterações pois o género já estava esgotado e sinceramente acho que os gamers ficam a ganhar com um RE renovado... hogwart
(http://gamersparadise.blogs.sapo.pt/)
(mailto:hogwart@winning.com)
De Anónimo a 16 de Fevereiro de 2004 às 00:41
Resident evil sem zombies !!!
Por favor, estão a roubar a alma ao jogo, ao que parece estão a aproveitar a franchise, para vender um jogo de acção/furtiva.
Podiam revitalizar a serie, sem a alterar por completo.
So nos resta esperar para ver como vai ser.telimo
</a>
(mailto:dermatologista@sapo.pt)

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