Domingo, 30 de Maio de 2004

Análise: Onimusha 3 - Demon Siege

onimusha3.jpg


Onimusha 3 – Demon Siege


 


Introdução


 


A saga Onimusha está de volta e em grande estilo. Este que é o terceiro episódio de um dos mais importantes franchises da histórica companhia Japonesa Capcom, trazia consigo algumas novidades que no início levantaram alguma polémica mas que na minha opinião funcionaram na perfeição, dando a Onimusha o novo fôlego que os fãs tanto pediam.


 


Depois de dois episódios com bastante sucesso junto do público era preciso inovar e criar novos pontos de interesse na narrativa, de forma a não saturar a série com mais do mesmo. Para tal a Capcom decidiu misturar o ambiente do Japão feudal com o ambiente da Europa da actualidade, dando-nos o controlo de Hidemitsu Samanosuke Akechi, o samurai que derrotou Nobunaga no primeiro episódio do jogo e Jaques (Jean Reno) um membro da polícia Francesa.


 


Iremos ainda controlar uma terceira personagem mas não revelo quem é, pois alguns poderiam considera-lo spoiler, embora até não seja assim tanto.


 


Em termos de personagens principais é também de realçar os papeis de Ako, uma espécie de fada que seguirá os heróis e que terá um papel fundamental dentro da acção do jogo, digamos que é tipo a Navi de Ocarina of Time só que com um papel muito mais importante e interveniente. De realçar também o papel de Michelle, namorada e futura esposa de Jaques, e de Henri, filho de Jaques. Isto do lado dos “bons”, do lado dos “maus”, sem revelar muitos pormenores, iremos contar com a presença de Guildenstern, um cientista Genma, Ranmaru Mori, Vega Donna e claro o próprio Nobunaga.


 


História


 


Tentando não spoilar muito, a história de Demon Siege anda à volta das viagens no tempo.


 


Logo no início da narrativa Samanosuke é teleportado para a Paris de 2004 e Jaques para o Japão de 1504. O nosso objectivo é teleportar os dois heróis para o seu respectivo tempo e destruir a máquina do tempo para evitar males maiores.


 


Acção


 


O jogo é altamente cativante e viciante agarrando o jogador desde o início sem nunca mais o largar, assim que se mergulha dentro da história do jogo não se consegue parar de o jogar.


 


Como já referi iremos controlar Samanosuke e Jaques. Cada um deles tem as suas características próprias sendo que algumas missões só um deles as poderá realizar. Cada personagem possuirá três armas diferentes tendo cada uma delas três níveis distintos, armas essas que irão sendo evoluídas conforme o jogador desejar tendo para isso que gastar as souls que for apanhando. Para além das armas terão também a tradicional Gauntlet e a Armadura, que também possuirão três níveis de evolução, sendo mais uma vez necessário gastar souls para as evoluir.


 


Quando encontramos um save point podemos optar por três opções, guardar o jogo (Dahhhhh !!!), evoluir as nossas armas, gauntlet e armadura ou entrar no modo treino para evoluirmos os nossos ataques especiais e ganhar itens. Numa fase um pouco mais adiantada do jogo os dois heróis encontrar-se-ão no mesmo local só que separados por 500 anos. Nessa altura junto aos save points iremos ter também à nossa disposição umas mini máquinas do tempo que permitirão alternar entre personagens e enviar itens de uma personagem para a outra, algo só possível graças a Ako.


 


De referir também que cada arma emite um tipo diferente de magia e isso poderá ser importante para abrir algumas portas.


 


O jogo está recheado de puzzles, uns mais difíceis que outros, mas alguns estão simplesmente geniais ao ponto de conseguirem roubar-me algumas horas e queimar-me bastantes neurónios.


 


Visual


 


Em termos gráficos o jogo está quase perfeito e está ao nível do melhor que já se viu na máquina da Sony.


 


Começa logo pelo apoteótico CG de abertura que muitos de vocês já terão visto e concordarão comigo se disser que está simplesmente soberbo.


 


Em termos do resultado visual ingame o nível mantém-se com uma fluidez notável, mesmo quando temos resmas de inimigos no ecrã.


 


Só para terem uma ideia, no Azuchi Castle, um dos níveis finais, algumas partes fizeram-me lembrar Ninja Gaiden, o que prova inequivocamente a qualidade gráfica do jogo.


 


Jogabilidade


 


Simples, intuitiva, funcional. Estes poderão ser os adjectivos mais apropriados para classificar a jogabilidade de Onimusha 3.


 


Uma das principais alterações é que neste terceiro episódio podemos optar por controlar as personagens com as teclas direccionais ou com o analógico esquerdo.


 


De resto tudo normal, o triangulo para ataques especiais ou ataques de magia, o circulo para absorver as almas, o xis para examinar e o quadrado para atacar. Todas as outras teclas têm também funções específicas atribuídas.


 


Durabilidade


 


Pessoalmente terminei o jogo em 10 horas mas é possível demorar muito mais dependendo do nível do jogador e também da forma como nos desenrascarmos de alguns puzzles que constituirão verdadeiros quebra-cabeças. Embora não seja muito longo o valor de replay é bastante, desbloqueando-se algumas coisinhas interessantes após terminar o jogo.


 


Conclusão


 


Onimusha 3 é tudo aquilo que os fãs queriam, um slash & dash puro e duro, com muita acção, história e investigação.


 


O misturar o tempo dos samurais e das suas espadas com o tempo actual resultou muitíssimo bem e só dá para ficarmos em pulgas para sabermos os primeiros pormenores de Onimusha 4.


 


Nota Final


 


9/10

publicado por hogwart às 19:23
link do post | comentar | favorito
25 comentários:
De Anónimo a 24 de Outubro de 2004 às 00:42
Estou parado na parte em jacques chega de Trem e luta com japones, Alguém pode me ajudar?andré
</a>
(mailto:andrecristiano@bandeirante.com.br)
De andré a 10 de Janeiro de 2008 às 22:11
só bater nele p\ poder passar ai entra um cg eh fácil!!! use a raizen q fica mais ainda falow??? boa sorte!! e uma dica aqueles orbs do duende estranho q vc vera logo mais, estao trocados p dp jacques vc manda p\ samonouske e vice versa falow..........
De Anónimo a 21 de Junho de 2004 às 19:27
É mais fácil do que parece, mas como a explicação é mesmo muito longa, sugiro-te este WALKTHROUGH:

Open the main entrance of the Notre Dame.
Notice the double yellow seal in front of the door?
That means your weapon should be at level 2 to open it.
(That is why you can go back to previous levels to upgrade weapon by
climbing down the ladder to the sewer)

Inside, clear up some enemies so they will not disturb you when
picking up items. You can practice your counterattack skill here.
There are five statues here, one of them is a shape of a Lion with a pair
of wings keeping a jewel inside the mouth.
There is also a letter on the wall says
"Holy lights shows dark and bright".

Almost to the upper-left, smash those pots to get *EcoSpirit no.13*.
At the upper-left corner, open one chest and there you go,
the strange character again. Beat her to get [Salve]x1.
Remember she will disappear if you waste your time.
At the center front, there is a table.
Smash the pot on its left to get *EcoSpirit no.14*.

At the upper-Right area, Ako will tell you there is one item box.
Use her to get [Ice Arrow]x20.
On the right side, there is a Souls Statue. Absorb it.

Now, from the Altar, move down to the end and pick up [Green Vest].
Go to lower-right corner to get [First-Aid Kit].

Continue to outside and smash the bin on the right to get another EcoSpirit,
unfortunately, this one will not be counted :)~
So I guess this one is just a glitch.

Upgrade advise -Samanosuke-: Oni Gauntlet to level 3 (Max).

Get back to the Church (Notre Dame), get inside, and go to the altar.
Examine the right side, see the red painted part of it?
After you choose yes, a hidden door arises from the bottom.

Se não perceberes Inglês diz que eu explico-te em Português... ;)
hogwart
(http://gamersparadise.blogs.sapo.pt)
(mailto:hogwart@winning.com)
De Anónimo a 21 de Junho de 2004 às 18:14
Gostaria de saber se alguém tem alguma idéia de como sair daquela igreja de Notre Dame.Aguardo resposta.Sophie
</a>
(mailto:bizuca_7@hotmail.com)
De Anónimo a 12 de Junho de 2004 às 19:08
Não está nada fora do contexto... ;)
A última data prevista era a de 09 de Julho... ;)hogwart
(http://gamersparadise.blogs.sapo.pt)
(mailto:hogwart@winning.com)
De Anónimo a 12 de Junho de 2004 às 17:59
pode estar um pouco fora do contexto mas qd é q o onimusha3 chega a portugal ?NeoSora
</a>
(mailto:ifrit_2002@msn.com)
De Anónimo a 5 de Junho de 2004 às 17:42
Lembro-me perfeitamente dessa situação pois também andei aí um bocado perdido, mas no fim vais ver que é muito simples.
Então é assim, tens que sair desse sítio onde tem a porta com o tal código e ir para traz até à control room. Aí tens que contar o número de cadeiras (que será o número que tens que inserir à esquerda), o número de Decks de cassetes (que será o número que tens que inserir no meio) e por fim o número de monitores (que será o número que tens que inserir à direita). Não sei se fui muito explicito, se tiveres qualquer dúvida diz. Se quiseres que te diga directamente quais são os números da combinação diz.hogwart
(http://gamersparadise.blogs.sapo.pt)
(mailto:hogwart@winning.com)
De Anónimo a 5 de Junho de 2004 às 13:51
Cara, eu chego numa porta q tem q colocar uma senha! 3 números de 1 a 6, naum tenho idéia de como descobrir!!! Alguém pode me dizer qual é a senha ou como descobri-la? Toda vez paro aqui e naum sei mais o que fazer!!! Um abraço e aguardo uma resposta.Mário
(http://www.fotolog.net/marinhodf)
(mailto:mariosampaio_jr@hotmail.com)
De dante a 16 de Abril de 2007 às 18:37
tente experimentar varias combinaçoes de numeros ate xegar ao certo. como sao apenas 3 digitos de 1 a 6 é razoavelmente facil de descobrir o codigo. basta comecar com uma sequencia, por exemplo, 111 e dps 112 e dps 113 e por ai adiante. eventualmente xegara ao numero certo. pelo menos foi assim k eu fiz e nao tenho a certeza mas axo k o primeiro digito é o 3.
De andré a 10 de Janeiro de 2008 às 22:14
314 cara.........
De andré a 10 de Janeiro de 2008 às 22:19
ai galeras por favor me ajudem , xeguei no maldito nobunaga o chefe final com jacques... uso tudo q tenho em cima dele e ele nao morre o q q eu faço?????? tem algum geito???? valew!!!!!!!
De Anónimo a 3 de Janeiro de 2009 às 11:43
a senha é 134 e vc sabe como passa a espada para o level 2 a dupla espada amarela
por favor responda
De Yuri Inkisidor a 6 de Janeiro de 2009 às 01:42
n tem akeles espelhos magicos onde salva o jogo? entaum ali vc vai ver as coisas escritas:save do lado está:train e do outro esta enhace aew vc koloka no enhace e vc koloka todas as suas almas recolhidas na arma "tenso" aew vc vai fikar fazendo isso ate ela upar aew vai p/ o lvl 2 o.0
De karla a 24 de Outubro de 2009 às 00:06
como coloca as almas n espada? não entendi!!! o0 o0
De lucas alexandre de carvalho luz a 16 de Fevereiro de 2010 às 21:22
tente experimentar varias combinaçoes de numeros ate xegar ao certo. como sao apenas 3 digitos de 1 a 6 é razoavelmente facil de descobrir o codigo. basta comecar com uma sequencia, por exemplo, 111 e dps 112 e dps 113 e por ai adiante. eventualmente xegara ao numero certo. pelo menos foi assim k eu fiz e nao tenho a certeza mas axo k o primeiro digito é o 3.
De Josephe a 7 de Junho de 2011 às 00:18
A senha é 134.

eu passei por lá mais tem muito tempo mais eu acho ki é essa mesmo ae.

caso não seja vc tenta por 111, 112. 113,114.... 121....134.
De igor a 13 de Fevereiro de 2008 às 23:01
aew chegueii numa faze q volta pla onde tem o valao e tem q abri a porta com uma parada amarela q ta na porta e eu naum acheii a chave vcs poderiam me dizer como poço achala ou a onde esta ?
vlw
De lu a 2 de Maio de 2008 às 01:40
se vc desconbrir, informa ai estou na mesma fase e não consigo passar,
De lucas alexandre de carvalho a 16 de Fevereiro de 2010 às 21:26
você te que passar de nível o que pede

o amarelo do nível 2

o azul do nível 3
De karla a 24 de Outubro de 2009 às 00:00
olha ja que vc é um fera no jogo, me ajude por favor, bem eu estou parada na frente da porta do notredame, ja desci ja matei todo mundo de novo, ja fui até onde o chefe da primeira faze estava matei os grandalhoes la em cima, e nada da miha espada subir... deus eu preciso entrar na igreja como faço!?
De karlinhos a 28 de Janeiro de 2010 às 02:08
alguem pode me dizer os botões correspondentes no teclado?
De André Cesar a 16 de Fevereiro de 2010 às 00:00
Karla vc poderia me falar como sair da faze q a gente controla o frances em uma praia...??se vc puder me ajuda eu agradeço brigadu abraços....
De lucas alexandre de carvalho luz a 16 de Fevereiro de 2010 às 21:30
e só você passar sua espada de nível para o 2
De Vinicius a 16 de Maio de 2010 às 14:01
Logo após entrar na igreja eu desci para um calabouço onde tem uma porta com uma gosma azul lá fala que eu preciso de algo tipo air para passar ...
onde pego isso???????
eu já evolui minha espada para o máximo mais nao abri que porra e essa??
De FELIPE a 6 de Março de 2011 às 19:03
É simples cara é só você descer de novo lá onde tem a estátua de um demônio preso na parede e ai é só pegar o selo que tem na estátua e subir de novo, lá em cima tem umas estátuas de anjos que emana escuridão, é só absorver a escuridão com o selo cada estatua tem quatro mesas com luzes mais só algumas estão acesas ai tem que absorver na ordem das mesas. Como só há uma estátua com a luz ligada e outra com duas e depois três e quatro...

Comentar post

Maio 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

tags

todas as tags

posts recentes

[360] Trailer de Naruto R...

[Multi] Notas Famitsu

[Multi] Notas Edge

[360] Vídeos ingame da Be...

[Multi] Top Software / Ha...

[Wii] Vídeos de Resident ...

[Multi] Mais detalhes par...

[Multi] Trailer de Fractu...

[PSP] PSP baixa de preço ...

[Multi] Vídeos de Colin M...

[Multi] Famitsu anuncia o...

[PSP] Trailer de Wipeout ...

[Wii] Pub Resident Evil 4...

[NDS] Vídeos ingame de FF...

[Multi] Top Software / Ha...

[PS3] Trailer de Tekken 6

[Multi] Top Software - Re...

[Multi] Vídeo ingame de U...

[Wii] Capcom com projecto...

[PSP] Trailer 300 March t...

[NDS] Novas imagens para ...

[PS3] Vídeo ingame de Vir...

[PSP] Final Fantasy faz 2...

[Multi] Trailer de Strang...

[Multi] Notas Edge

[PC] Vídeo de Thorins em ...

[Multi] Notas Famitsu

[PSP] Trailer de Chili Co...

[Multi] Notas Game Inform...

[PC] Intro de WOW: The Bu...

[Multi] Top Software / Ha...

[PC] Crysis@CES07

[PSP] Conteúdo exclusivo ...

[360] Lost Planet - Revie...

[PS3] Detalhes europeus p...

[PS3] Publicidade PlaySta...

[PS2] FF XII a 22 de Feve...

[NDS] Trailer de FFXII Re...

[360] Crackdown com invit...

[360] Irmãos Stamper aban...

[PSP] Tales of the World:...

[PSP] MGS: Portable Ops 2...

[Multi] Top Software - Re...

[360] Halo 3 - Acção Inga...

[NDS] 5 milhões para Drag...

[PS3] PUB Final Fantasy X...

[PSP] PSP com disco inter...

[PS3] GTHD Demo

[GP] Boas Festas

[Wii] Datel prepara versã...

arquivos

Maio 2007

Abril 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

Janeiro 2005

Dezembro 2004

Novembro 2004

Outubro 2004

Setembro 2004

Agosto 2004

Julho 2004

Junho 2004

Maio 2004

Abril 2004

Março 2004

Fevereiro 2004

Janeiro 2004

subscrever feeds