Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

GAMERS PARADISE

GAMERS PARADISE

Acclaim faliu

hogwart, 02.09.04

acclaim_logo.jpg

É oficial, a Acclaim Entertainment, uma das maiores software-houses americanas, declarou ontem falência.


Os rumores eram muitos e a situação da empresa não conseguiu melhorar acabando por declarar falência pelo capítulo 7, o que implicará que não continuará a exercer a sua actividade e terá que vender os seus activos para pagar o máximo possível da dívida contraída.


Está também confirmado que a empresa dispensou todos os seus funcionários dos escritórios centrais de Glen Cove e dos seus estúdios em Austin (Texas) e Manchester, perfazendo um total de 600 empregados.


Na declaração de falência, a empresa apresentou uma dívida de 100 milhões de dólares e activos no valor entre 10 e 50 milhões de dólares.


Embora os documentos de falência só tenham de facto sido entregues ontem, a decisão já tinha sido tomada ao nível da cúpula da empresa na Quinta-Feira da semana passada.


O desaparecimento da Acclaim fica sem dúvida como um dos maiores acontecimentos negativos em toda história dos videojogos, principalmente se tivermos em conta que nos inícios dos anos 90 foi considerada como uma das maiores casas americanas do sector, editando as versões Mortal Kombat para consolas, por exemplo, e duplicando a facturação entre 1990 e 1995, ano em que as suas vendas ascenderam aos 560 milhões de dólares. No ano de 1996 a Acclaim empregava 1200 pessoas em todo o mundo.


Por agora não sabe nada sobre o que acontecerá aos títulos Acclaim que estavam na iminência de sair, como Juiced cuja saída americana estava agendada para a passada Terça-Feira.


Outros lançamentos relativamente próximos são os casos de 100 Bullets ou Red Star sobre os quais também nada se sabe.


Ficam desde já prometidos mais pormenores para breve.