Terça-feira, 8 de Fevereiro de 2005

Análise - Grand Theft Auto: San Andreas

gta_sa_capa.jpg


Grand Theft Auto: San Andreas


Plataforma: PS2


Género: Acção/Aventura


Lançamento: 28-10-2004


Produtora: Rockstar North


Editora: Rockstar


Site: www.rockstargames.com/sanandreas


PVP: 69 €


Após dois anos do estrondoso sucesso do seu antecessor, eis que a Rockstar nos contempla com o, muito provavelmente, melhor jogo desta geração de máquinas. Mas será mesmo o melhor? E se sim, quais as razões para tal sucesso?


História


A acção passa-se em 1992 num estado chamado San Andreas baseado nos estados da Califórnia e do Nevada, que contem três cidades: Los Santos, San Fierro e Las Venturas baseadas em Los Angeles, San Francisco e Las Vegas, respectivamente. De salientar que cada cidade apresenta um ambiente, população e veículos muito característicos. Por exemplo, em San Fierro existem as clássicas ruas desniveladas, propícias a muitos saltos, para além dos muitos badalados jogos de azar presentes em Las Vegas.


Carl Johnson, CJ para os amigos, após a morte do seu irmão mais novo, decide ir para Liberty City, onde permanece durante cinco anos até que soube que a sua mãe teria sido violentamente assassinada regressando, assim, de novo para Los Santos. Devido às intensas lutas entre gangs e também devido à previsível degradação do bairro, CJ decide permanecer para poder ajudar os seus irmãos, Sweet e Kendl, e os seus amigos de peito, Ryder e Big Smoke. Todos, com excepção da Kendl, pertenciam ao gang Grove Street Families que consideravam valores como a lealdade entre os membros do gang acima de todo o resto. Claro que a rapaziada da Rockstar nos reservou muitas reviravoltas e, desse modo, a história não se limita só a isto.


Nota: 9


gtasa_imagem1.jpg


Jogabilidade


Para este título, a Rockstar elaborou um inédito modo de atributos onde teremos de utilizar o censo comum para aumentar ou diminuir as barras, ou seja, se formos regularmente ao ginásio ficamos musculados, se comermos muito ficamos gordos e se andarmos com roupa de marca chique acompanhado de um carro topo de gama aumentaremos a barra do sex appeal, etc. Só que a maior parte dos atributos, não são meramente para “enfeitar” o jogo, já que, por exemplo, se tivermos a barra dos músculos e condição física no máximo, aguentamos muito mais tempo a correr e a andar de bike. O mesmo se passa com a barra da sorte: se tivermos muita sorte é mais fácil sair com os bolsos cheios do casino…


De facto, podemos considerar este título como o título das mil oportunidades, visto a imensa quantidade de coisas que podemos fazer. Para embelezar o nosso CJ podemos comprar-lhe umas tatuagens em diversos pontos do corpo, alterar-lhe o corte e a cor do cabelo e ainda, comprar-lhe roupas, desde casacos a óculos de sol, de diferentes marcas (umas melhores que outras). Em termos de jogos, podemos jogar basket, snooker, poker, blackjack, apostar em corridas de cavalos, praticar queda livre, fazer corridas desde carros até motas, passando por corridas de aviões, pelas competições nos estádios e pelas competições de natação. Efectivamente, houve uma terrível evolução. Nunca me passaria pela cabeça que, depois do que tinha jogado em Vice City, se conseguisse mudar tanta coisa para melhor para nos oferecer uma jogabilidade muito mais diversificada e mais agradável.


É virtualmente impossível descrever todos os pormenores do jogo, por isso gostaria de focar um último aspecto: o tuning. Neste jogo podemos equipar certos carros conforme o nosso gosto. Podemos alterar a cor do carro, as jantes, os para choques entre outras coisas e, sim, podemos utilizar nitro à lá NFSU.


A nível do parque automóvel também há novidades, comos as badaladas bikes, moto 4 e finalmente podemos ter a sensação de como é voar com um avião nesta saga.


Passando agora para os movimentos de CJ, posso dizer que estão muito melhores do que os do Mr. Vercetti. Agora está tudo muito mais intuitivo e fácil, o que se traduz em mais diversão. Podemos trepar muros e árvores com altura semelhante à de CJ, movimentar-nos ao disparar agachados e finalmente alguém já sabe nadar nesta série!


Para além disto podemos ainda aprender três diferentes técnicas de combate nos ginásios que depois poderemos utilizar para eliminar pessoal com estilo.


Infelizmente há também aspectos negativos como alguns bugs irritantes (mas menos do que havia em Vice City) e muitos slowdowns, mas também compreende-se visto a imensa área do jogo.


Nota: 10


gtasa_imagem2.jpg


Gráficos


O grafismo é, sem dúvida, o aspecto menos conseguido do jogo. O motor do jogo é o mesmo do seu antecessor, mas mesmo assim tem pontos positivos, como as boas animações e o alcance da câmara do jogo.


Nota: 7


gtasa_imagem3.jpg


Longevidade


Arrisco-me a dizer que este cenário foi o maior alguma vez criado para um videojogo.


Só para terem uma ideia, é cinco vezes maior do que o cenário de Vice City, contendo três gigantescas metrópoles. O espaço que separa estas três cidades é constituído por paisagens country, ao bom estilo dos EUA, compostas por desertos, florestas, rios, lagos e uma gigantesca montanha, situada entre San Fierro e Los Santos que, para chegar ao topo, é necessário mais de cinco minutos de mota. Numa deslocação de carro ou mota, podemos demorar cerca de dez minutos entre as cidades, mas serão de certeza muitos mais se pararem na berma para apreciarem a beldade das paisagens.


Para acabarem a aventura serão necessárias cerca de 30 horas, mas a história só vale 50% da percentagem, por isso se quiserem acabar o jogo com 100% terão de completar os diversos mini-jogos. Alguns mini-jogos já mencionei em cima, mas ainda há muitos que não disse, nem direi, ficando essa tarefa para vocês descobrirem.


Nota: 10


gtasa_imagem4.jpg


Som


Os diálogos e as vozes das personagens estão muito bem feitos, graças a estrelas do cinema como Samuel L. Jackson (Officer Tenpenny).


Existem onze estações de rádio com música para todos os gostos, desde de hip-hop até à música country, mas a título pessoal, gostei mais da banda sonora de Vice City e ainda hoje não sei por onde andam os Nirvana e os Radiohead, prometidos para este jogo.


Nota: 9


gtasa_imagem5.jpg


Total


Por isto tudo e muito mais, penso que, de facto este é “o jogo” desta geração de consolas. É sem duvida um clássico, que será lembrado durante muito tempo pelas gerações futuras, logo é um jogo obrigatório para a vossa colecção.


Nota: 10


Analisado por: |dragonrage|

publicado por hogwart às 20:36
link do post | comentar | favorito
5 comentários:
De Anónimo a 7 de Março de 2005 às 16:59
O jogo é puro como eu gosto,quando se vem do stress não a melhor remedio do que jogar uma beca de san andresspatricia
</a>
(mailto:patricia_513@hotmail.com)
De Anónimo a 9 de Fevereiro de 2005 às 05:54
Nada como um bom jogo de computador para aliviar o stress do dia a dia.

Ja ouviram falar do WoW?

Convido todos a visitar a Embaixada de Zurugoa:

http://zurugoa.blogspot.com

SalutBandido Original
(http://zurugoa.blogspot.com)
(mailto:nuno.gomes@drarn-a.pt)
De Anónimo a 8 de Fevereiro de 2005 às 21:45
Bem ta mt bem feita a analise ao MTA é claruhh eu n gosto de jogar na consola limito.m a esperar mais tempo para esperar o jogo sair po pc, pois no meu ponto de vista e no de muita gente jogos po pc saem melhor mas tamb é verdade k ps2 tens as suas vantagens mas ainda assim fico com o meu 1gg de ram á espera do MTA SAN ANDREAS hii mt bem feito o blos sim snhor passa ai pelo meu blog e comenta. Continua tas a faxer mt bom trabalho por isso é k tas no top de blogs do sapo continua e fica bem!Maggot666
(http://maggots.blogdrive.com)
(mailto:slipknot_boy_13@hotmail.com)
De Anónimo a 8 de Fevereiro de 2005 às 21:45
Bem ta mt bem feita a analise ao MTA é claruhh eu n gosto de jogar na consola limito.m a esperar mais tempo para esperar o jogo sair po pc, pois no meu ponto de vista e no de muita gente jogos po pc saem melhor mas tamb é verdade k ps2 tens as suas vantagens mas ainda assim fico com o meu 1gg de ram á espera do MTA SAN ANDREAS hii mt bem feito o blos sim snhor passa ai pelo meu blog e comenta. Continua tas a faxer mt bom trabalho por isso é k tas no top de blogs do sapo continua e fica bem!Maggot666
(http://maggots.blogdrive.com)
(mailto:slipknot_boy_13@hotmail.com)
De Anónimo a 8 de Fevereiro de 2005 às 21:45
Bem ta mt bem feita a analise ao MTA é claruhh eu n gosto de jogar na consola limito.m a esperar mais tempo para esperar o jogo sair po pc, pois no meu pknto de vista e no de muita gente jogos po pc saem melhor mas tamb é verdade k ps2 tens as suas vantagens mas ainda assim fico com o meu 1gg de ram á espera do MTA SAN ANDREAS hii mt bem feito o blos sim snhor passa ai pelo meu blog e comenta. Continua tas a faxer mt bom trabalho por isso é k tas no top de blogs do sapo continua e fica bem!Maggot666
(http://maggots.blogdrive.com)
(mailto:slipknot_boy_13@hotmail.com)

Comentar post

Maio 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

tags

todas as tags

posts recentes

[360] Trailer de Naruto R...

[Multi] Notas Famitsu

[Multi] Notas Edge

[360] Vídeos ingame da Be...

[Multi] Top Software / Ha...

[Wii] Vídeos de Resident ...

[Multi] Mais detalhes par...

[Multi] Trailer de Fractu...

[PSP] PSP baixa de preço ...

[Multi] Vídeos de Colin M...

[Multi] Famitsu anuncia o...

[PSP] Trailer de Wipeout ...

[Wii] Pub Resident Evil 4...

[NDS] Vídeos ingame de FF...

[Multi] Top Software / Ha...

[PS3] Trailer de Tekken 6

[Multi] Top Software - Re...

[Multi] Vídeo ingame de U...

[Wii] Capcom com projecto...

[PSP] Trailer 300 March t...

[NDS] Novas imagens para ...

[PS3] Vídeo ingame de Vir...

[PSP] Final Fantasy faz 2...

[Multi] Trailer de Strang...

[Multi] Notas Edge

[PC] Vídeo de Thorins em ...

[Multi] Notas Famitsu

[PSP] Trailer de Chili Co...

[Multi] Notas Game Inform...

[PC] Intro de WOW: The Bu...

[Multi] Top Software / Ha...

[PC] Crysis@CES07

[PSP] Conteúdo exclusivo ...

[360] Lost Planet - Revie...

[PS3] Detalhes europeus p...

[PS3] Publicidade PlaySta...

[PS2] FF XII a 22 de Feve...

[NDS] Trailer de FFXII Re...

[360] Crackdown com invit...

[360] Irmãos Stamper aban...

[PSP] Tales of the World:...

[PSP] MGS: Portable Ops 2...

[Multi] Top Software - Re...

[360] Halo 3 - Acção Inga...

[NDS] 5 milhões para Drag...

[PS3] PUB Final Fantasy X...

[PSP] PSP com disco inter...

[PS3] GTHD Demo

[GP] Boas Festas

[Wii] Datel prepara versã...

arquivos

Maio 2007

Abril 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

Janeiro 2005

Dezembro 2004

Novembro 2004

Outubro 2004

Setembro 2004

Agosto 2004

Julho 2004

Junho 2004

Maio 2004

Abril 2004

Março 2004

Fevereiro 2004

Janeiro 2004

subscrever feeds