Quarta-feira, 16 de Fevereiro de 2005

Análise - Viewtiful Joe

viewtifuljoe_capa.jpg


Viewtiful Joe


Plataforma: PS2 (Também disponível para GC)


Género: Scrolling Beat’em up


Lançamento: Fins de 2004


Produtora: Clover Studio


Editora: Capcom


Site oficial: www.capcom.com/vj/index2.html


Directamente da Game Cube, vem um dos jogos mais originais dos últimos tempos para a Playstation 2. A Capcom conseguiu criar um novo herói neste mundo videojogável e, melhor ainda, revitalizar um género já dado como morto, apresentando um título com um nível qualitativo soberbo.


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História


Num dia, aparentemente normal, um rapaz de nome Joe decide ir ao Cinema com a sua namorada Sílvia que é raptada pelo “mau” do filme (e do jogo) e transportada para o filme juntamente com o nosso “herói” Joe que, ao bom estilo das bandas desenhadas, terá de eliminar tudo e todos que lhe apareçam à frente. O humor está presente desde do início até ao fim do jogo e não são poucas as vezes que esboçamos um sorriso ao jogar este título.


Nota: 8


viewtiful_joe1.jpg


Jogabilidade


A principal premissa deste jogo é acabar com inimigos com estilo, ou não significasse viewtiful beautiful view. Para tal temos à disposição do nosso herói, além dos pontapés e murros, um botão que permite por a acção em câmara lenta, outro para por a câmara rápida e outro para fazer zoom. Por exemplo, podemos fazer zoom no jogo e depois colocar a acção em slow-motion e, ninguém imagina nem pode imaginar a quantidade de golpes, qualidade gráfica e a própria fluidez apresentada ao executar estes movimentos no jogo.


Nota: 9


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Gráficos


A par da jogabilidade, este é um dos pontos fortes do jogo já que nos faz acreditar que estamos, efectivamente, dentro de um filme animado. Este jogo utiliza a técnica cel shading, misturando da melhor maneira o 2D com o 3D, mas há pequenos pormenores que fazem deste título um regalo para os olhos. Por exemplo, antes de cada nível, há uma contagem decrescente ao bom estilo dos filmes, (que poderá muito bem ser um loading disfarçado) ou então quando utilizamos o slow-motion aparece a imagem do jogo como se fosse uma película de filme e, também, quando o herói se transforma em “normal” Joe, os gráficos apresentam alguns traços, estilo película velha e desgastada.


Nota: 9


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Longevidade


O jogo apresenta 7 níveis longos e difíceis com muitos quebra-cabeças e acção. Há a possibilidade de repetir o jogo em três níveis de dificuldade e há o bónus, para os jogadores da PS2, de poderem jogar, depois de passado o jogo, com o mítico Dante de Devil May Cry, com um look diferente do habitual, adaptado ao grafismo do jogo.


Nota: 8


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Som


O som está perfeitamente enquadrado no ambiente de cada nível do jogo. Em suma, cumpre a sua função com excelência com um ambiente muito próprio.


Nota: 8


viewtiful_joe7.jpg


Total


Resumindo, este é sem dúvida uma excelente obra da Capcom, muito original e com um grafismo muito bonito. Mas enganem-se os que pensam que este título é demasiado fácil de passar, porque debaixo dum grafismo ultra-colorido está um jogo muito difícil com puzzles que nos fazem pensar, e muito, como haveremos de passar certas partes do jogo. Enfim, se são jogadores da velha guarda este jogo é para vocês, ainda por cima a 30 €.


Nota: 9


Analisado por: |dragonrage|

publicado por hogwart às 20:04
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