Sexta-feira, 4 de Março de 2005

Análise - Katamari Damacy

katamaridamacy_capa.jpg


Katamari Damacy


Plataforma: PS2


Género: Miscelânea / Puzzle


Lançamento: Disponível US e JP


Desenvolvimento: Namco


Editora: Namco


Site oficial: http://katamaridamacy.jp/


A Namco decidiu que estava na hora de criar algo diferente, simples, e divertido. O resultado é Katamari Damacy.


Este jogo logo de inicio começa por mostrar que não é um jogo dentro dos padrões habituais, não só pelo aspecto visual, mas também pela jogabilidade.


A história, como já seria de esperar, é do mais patética possível.


O Rei do cosmos, enquanto passeava pelo espaço, chocou acidentalmente com todas as estrelas, todas as constelações, e até mesmo a lua. Ao chocar, essas mesmas estrelas quebraram-se, e cabe ao nosso personagem, o príncipe do cosmos, viajar pela Terra à procura de todo o tipo de tralha para recriar as estrelas.


katamarydamacy_1.jpg</font>


Para isso estaremos munidos de um katamari, que não é mais do que uma pequena esfera que atrai todos os objectos como se fosse um íman. A tarefa não é linear, temos que escolher a nossa rota com algum cuidado, pois o nosso katamari só pode agarrar objectos que sejam mais pequenos que a bola, ou seja, se a bola for pequena, temos que apanhar objectos pequenos para aumentar o tamanho da bola, quando ela estiver maior, podemos passar para objectos maiores.


Os conceitos são simples, e a jogabilidade? Essa está muito, mas mesmo muito boa. Basicamente apenas vamos precisar das duas manetes analógicas, se bem que há outras funcionalidades para os botões L e R, mas não há muita necessidade de as usar.


katamarydamacy_2.jpg</font>


A maneira de controlar é um bocado estranho de explicar. Se empurrarem as duas manetes para a frente, ele move-se em frente, e o mesmo para o resto das direcções, ou seja, um passo lateral para a esquerda é efectuado empurrando as duas manetes para a esquerda. Virar ou "rotacionar" é mais difícil, por exemplo, para rodarmos para a esquerda, empurra-se a manete direita para a frente, e a esquerda para trás. Isto ao fim de 10 minutos é mais que intuitivo, e o mini-tuturial deixa o jogador esclarecido.


Em termos gráficos, o jogo tem um motor de jogo potente, pois consegue desenhar imensas coisas ao mesmo tempo no ecrã, e sem quebras na fluidez de jogo.


O aspecto de todo o mundo e ambiente é muito cartoon, e cai que nem uma luva em toda a temática deste jogo, no entanto, as texturas podia estar mais detalhadas.


Ao longo do jogo, existem muitos objectos capazes de criar uns sorrisos no jogador, tal como uma versão especial dos Power Rangers, ou um Godzilla a atacar navios.


Mas a beleza do jogo é sem duvida alguma ver o nosso katamari a crescer. Começamos por apanhar caramelos, morangos, ervas daninhas, e de um momento para o outro, já temos carros, pessoas e animais de grande porte na esfera, e a vontade é de continuar a aumentar o tamanho do katamari.


katamarydamacy_3.jpg</font>


Outro pormenor é a física do jogo. Claro que não é uma física ultra-realista, mas o suficiente para ter alguma coerência, por exemplo, se o katamari tiver crescido demais, já não vai caber em certas zonas, e se apanharem objectos muito grandes, esses vão fazer com que a esfera fique com uma forma menos perfeita, o que dificulta os movimentos.


Em termos de extras, este jogo tem alguns segredos para serem encontrados, e com um pouco de esforço, desbloqueiam-se personagens e acessórios (destaque para a máquina fotográfica). Os personagens não são mais do que os primos do príncipe, e são muito úteis para o modo multi-player. Nesse modo, 2 amigos podem competir a ver quem consegue criar o maior katamari num certo tempo limite, o que é divertido de ver, pois dentro do campo, quase que se esfolam para conseguirem apanhar um objecto qualquer.


katamarydamacy_4.jpg</font>


No que toca a sonoplastia, a banda sonora é uma autêntica obra de arte, que encaixa muito bem neste jogo. Aliás, nota-se que não só na componente sonora, mas em tudo o resto, a Namco teve muita atenção aos pormenores, e tentou não deixar nada de fora, pena é que não tenha criado mais missões, é que o jogo é um pouco curto, mas claro, refazer as missões é sempre um prazer.


Este jogo não foi lançado na Europa, mas felizmente, foi lançado nos Estados Unidos, e a um preço mais baixo que o costume, a $30,00. Todos aqueles que não tenham dificuldades em importar jogos têm aqui um grande jogo para adicionarem ás colecções.


É bom voltar a ver a Namco com projectos arrojados e, até certo ponto, revolucionários.


Gráficos - 8/10


 - Imensos objectos no ecrã ao mesmo tempo, mas podia ter melhores texturas.


Jogabilidade - 9/10


 - Em pouco tempo torna-se fácil dominar o comportamento do katamari.


Som - 9/10


 - Grande banda sonora.


Longevidade - 8/10


 - Tem alguns extras para desbloquear e um modo multi-player, mas podia ser maior.


Nota Final - 9/10


Analisado por: Rariv

publicado por hogwart às 18:01
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