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GAMERS PARADISE

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Análise - Gran Turismo 4

hogwart, 09.03.05

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Gran Turismo 4


Plataforma: PS2 prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />


Género: Condução / Simulação


Lançamento: Já disponível


Desenvolvimento: Polyphony Digital


Editora: SCE


Site oficial: http://www.granturismoworld.com/


Jogabilidade


Pois bem meus amigos. GT4 vai surpreender muita, muita gente. Incluindo os mais cépticos. Podem dizer que o GT3 era arcade e até valorizar o TOCA2 numa comparação directa com GT3 quando se fala de simulação. Mas a partir de hoje se quiserem falar de simulação, comecem a falar de Gran Turismo 4.


Esqueçam quer o GT3 quer o Toca 2 quer todos os jogos de carros de consolas até à data. Ponham o DvD de GT4 nas vossas PS2, liguem o volante oficial e terão a mais pura simulação automóvel alguma vez vista em consolas.


Se com o Dual Shock 2, GT4 levou praticamente as notas máximas no capítulo da jogabilidade na maior parte das reviews dos mais conceituados sites, então com o volante oficial GT4 rebenta com a escala. Digo mesmo, que a jogabilidade está de tal forma divinal, que para aqueles que proclamam "simulação" o Dual Shock 2 não será suficiente.


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Gran Turismo 4 levou um motor de jogo (gráficos, física de jogo, etc...) totalmente novo, e cada um dos 700 carros foi estudado individualmente a nível da física do seu comportamento na vida real antes de ser introduzido no jogo. E a melhor forma de confirmar isso, é levar vários carros para a pista e deliciar-nos com as diferenças evidentes na física de condução de cada bólide.


O sistema de travagem e de tracção de cada carro é claramente sentido de forma diferente consoante o bólide que conduzimos assim como a caixa de velocidades. Em GT4 para conduzirmos ao mais alto nível, teremos de dominar bem os carros, por exemplo dominar bem os tempos de travagem às entradas das curvas e as acelerações à saída das mesmas.


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A caixa de velocidades desempenha também um papel bastante importante, sendo a resposta na troca de velocidades diferente de carro para carro. Peguem num carro citadino banal, lento e com poucos cavalos, e sentirão uma caixa de velocidades tudo menos desportiva. Contudo, peguem num bólide desportivo e sentirão uma caixa de velocidades igualmente desportiva. Melhor ainda, equipem o vosso carro citadino com uma caixa de velocidades desportiva e deliciem-se com o vosso investimento no carro.


A simulação em GT4 atinge pormenores tão profundos como o ângulo de viragem do volante em cada carro. Utilizando como exemplo carros de série (não alterados por nós), por exemplo os carros citadinos utilizam o ângulo de viragem máximo do volante assim como uma caixa de velocidades tipicamente citadina "suave e lenta". Contudo carros GT´s vêem o ângulo de viragem do volante bastante mais reduzido tornando a condução super desportiva enquanto a caixa de velocidades se sente de forma "rápida e agressiva".


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A força G é também outra novidade que contribui para a alta simulação de GT4, choquem a grande velocidade façam travagens bruscas e vão sofrer as consequências. Lindo !!!


Em suma, Gran Turismo 4 apresenta uma jogabilidade de sonho no que diz respeito à simulação automóvel. É caso para dizer que pela primeira vez a série GT faz jus à sigla "The Real Driving Simulator".


Não é perfeito pois muitos pormenores só poderão ser possíveis com a PS3, contudo praticamente tudo o que o jogo tem é perfeito ou está reproduzido de forma quase perfeita.


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A jogabilidade vai fazer as delícias dos mais exigentes e principalmente aos adeptos da simulação. Para aqueles que não exigem a máxima simulação, o dual shock 2 será suficiente para jogarem ao seu próprio ritmo. Contudo os adeptos da simulação pura e dura vão sentir-se realizados com o volante oficial, sendo que aqueles que percebem "melhor" de carros vão deliciar-se com os pormenores do mais real que há.


Afirmo sem qualquer tipo de dúvidas, que Gran Turismo 4 é o melhor simulador de carros que já passou por qualquer consola. Duvido inclusive, que nesta geração venha a existir algum jogo de carros que bata GT4 no que diz respeito à simulação automóvel.


Aguardo com curiosidade o Forza Motorsports, mas mm assim tenho dúvidas que a nível de simulação da condução real este chegue aos ínfimos detalhes que GT4 chega.


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Som e Gráficos


Haverá melhor maneira de complementar a jogabilidade do que som real e gráficos de tal forma evoluídos que nos fazem confundir por vezes com a realidade?


Tal como cada carro tinha sido reproduzido individualmente a nível da física da condução e comportamento, o mesmo foi feito em relação ao som. Para aqueles que já puderam conduzir ou andar em alguns carros presentes em GT4, vão poder testemunhar o realismo sonoro de cada carro. O som dos motores, das reduções de caixa, das acelerações fazem-nos quase sentir que estamos a "utilizar" carros reais.


Os gráficos são de cair para o lado. Tudo no jogo está de tal forma detalhado e com um realismo incrível que nos faz confundir com a realidade em muitos dos ângulos. O asfalto, os carros, perfeitamente detalhados e com uma qualidade incrível. Só há uma palavra para definir os gráficos de GT4, "realismo".


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Opções de Jogo e Outros


Se há algum tipo de comparação que se pode fazer com o antigo GT3 será por aqui, mas mesmo assim tudo está melhor. Tal como em GT3 o jogo divide-se em dois modos de jogo principais. Arcade Mode e Gran Turismo Mode. Contudo o Gran Turismo Mode, acaba por não ser tão aborrecido como o de GT3, pois em GT4 tudo está melhorado e ir para a pista é sempre "um prazer". Por outro lado, pormenores como as penalizações nos cortes de pista, choques propositados em adversários e choques a grandes velocidades são punidos com penalizações de tempo, por isso, as corridas em GT4 obrigam a uma maior concentração por parte do player que por sinal é sempre exigida na condução graças à simulação de condução.


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Nas corridas mais longas, o interesse desta vez é mais reforçado com os fantásticos PIT STOP, onde entramos nas boxes e no percurso até à nossa área de paragem temos de decidir a quantidade de combustível que queremos reabastecer, o tipo de pneus que vamos trocar, etc..e o melhor...é quando nos aproximamos da nossa área de paragem. Á nossa espera está toda uma equipa de PIT STOP, tal e qual na realidade. Paramos, com um homem a segurar à frente o sinal STOP, enquanto outro se coloca à frente com a cena para levantar o carro. Quatro outros homens avançam para cada pneu para fazer a troca dos mesmos e ainda outro avança para o reabastecimento. Espectáculo mesmo. Quando tudo está terminado, os homens afastam-se o nosso carro desce o homem da frente roda a placa stop para go e retira-a imediatamente enquanto nós arrancamos de forma a voltar à corrida o mais rápido possível. ESPETÁCULO.


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Temos também o B-SPEC que podemos utilizar no gran turismo mode, no qual trocamos de piloto para manager da equipa e podemos interagir com o piloto assim como gerir toda a nossa equipa.


Ainda nas opções temos o PHOTO MODE que vai dar muito que falar, já estou a imaginar a proliferação de fotógrafos que vai começar a aparecer na internet.


O Photo Mode em GT4 é uma coisa séria, não tem nada a ver com as fotos que tiram em MGS3 por exemplo. Vocês podem escolher vários tipos de objectivas com focagems diferentes, etc...tirar as vossas fotos à vossa maneira e introduzir diversos efeitos especiais.


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O resultado das fotografias pode ser fantástico, se em jogo jogado o detalhe dos carros já apela ao mais puro realismo, imaginem que depois de tirarem uma foto o vosso bólide ganha mais uns milhares de polígonos, etc.


Acrescento ainda que através das entradas USB da PS2, podem ligar qualquer dispositivo que permita guardar as vossas fotos para depois poderem imprimir como fotografia real, ou então introduzi-las na net. Já estou a imaginar ppl a criar albuns com fotos espectaculares, até será possível fazer altas posters para por na parede do quarto (com a ajuda do PC, claro).


O Lan Play de facto promete. É verdade que o GT3 já tinha este modo, mas era ligeiramente diferente. Era o i.Link e jogava-se conectando as PS2 através de link cables para a PS2.


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Curiosamente nunca vi link cables PS2 à venda, e se quisessem jogar 6 players ao mm tempo, tinham tb de arranjar um concentrador específico para esses link cables. Em GT4 é um pouco diferente, é um verdadeiro modo de rede. As PS2 conectam-se através do network adapter a um simples HUB. Ou seja, tal e qual os PC´s.


Desta vez o LAN Play será muito mais acessível que o i.Link do GT3. Além disso, acredito que graças a este modo de rede, vai ser possível jogar GT4 Online. Penso que rapidamente vai aparecer por ai um software qualquer que nos irá permitir emular o modo rede para jogar online. Até pq isso nem é novidade, isso acontece por exemplo em muitos jogos Xbox e até já acontece na PSP que ainda nem sequer saiu na Europa.


Só uma palavra em relação ao IA que é um dos pontos mais criticados na série GT e foi dos poucos pontos negativos referidos a GT4.


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Sinceramente, com toda a grandeza do jogo em todos os aspectos o IA não me importunou nada. Se para vocês o IA do GT3 era mau em GT4 podem contar com um IA melhor. Se é muito melhor ou pouco melhor fica a vosso critério.


Nas corridas que fiz em GT4 contra o CPU em Arcade Mode, notei que o CPU arriscava umas ultrapassagens "manhosas" em certos momentos que eu não estava habituado no GT3, assim como também travavam ou desviavam-se ligeiramente para evitar certos choques parvos. Ou seja, pelo menos está melhor que o do GT3. E sinceramente gostei bastante das corridas que fiz contra o CPU e não notei um IA tão fraco como muitos fazem parecer.


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Conclusão


GT4 não é perfeito, até porque muitos pormenores só serão possíveis na PS3. Contudo tudo o que GT4 tem é praticamente reproduzido na perfeição. A jogabilidade excelente sentida nas nossas mãos, o som real ouvido pelos nossos ouvidos e os gráficos brutais vistos pelos nossos olhos, a quantidade de carros e circuitos reproduzidos com o mais alto detalhe gráfico e físico de forma a proporcionar o maior realismo possível, fazem de Gran Turismo 4 o melhor jogo de carros até à data.


Quando utilizado com o volante oficial, é sem sombra de dúvidas, o melhor simulador automobilístico de todos os tempos para consolas, fazendo jus à sigla "The Real Driving Simulator". A longevidade é um dado adquirido, o prazer de jogar é uma realidade e o divertimento poderá ser infinito no LAN PLAY com amigos.


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Gráficos: 10/10 (Porque não? O jogo tem gráficos topo de gama, tem na verdade dos melhores gráficos de toda esta geração, inclusive leva a PS2 aos limites. Ainda por cima tem opção para HDTV)


Som: 9/10 (Não só pelo som real dos carros mas também por ser compatível com Sound ProLogic II)


Jogabilidade: 9/10 (O melhor simulador de sempre em consolas, imbatível quando jogado com o volante oficial)


Longevidade: 10/10 (A série GT sempre foi conhecida pela sua enorme longevidade. O Gran Turismo Mode é tão extenso que poucos são aqueles que realmente chegam aos 100% de jogo. Em GT4 esperam-nos mais de 200 provas no gran turismo mode, e dps ainda temos vários modos no Arcade Mode incluindo as Lan Races que prometem diversão infinita para quem explorar esta vertente com mais 5 adversários reais)


Total: 9,5/10 (Na verdade GT4 é uma autêntica obra. Tem 700 carros e 50 circuitos estudados ao mais ínfimo pormenor, para transmitir as sensações de condução e afins o mais real possível, com gráficos de luxo e som que nos dá a sensação de conduzirmos carros reais é coisa que não existia até ao momento. Claro que muita gente preferia se calhar um modo online a tanto perfeccionismo, aqueles que não dão grande importância a simulação poderão inclusive dizer que GT4 pouco trouxe de novo a não ser mais carros, mais pistas, modo fotografia, b-spec, melhores gráficos e melhor som. Mas para quem leva esta cena dos carros mais a sério, facilmente constatará que o jogo esconde ínfimos pormenores de simulação que automaticamente o distingue como melhor simulador de carros, para consolas)


Analisado por: xetiro