Quinta-feira, 5 de Maio de 2005

Análise - God of War

godofwar_capa.jpg


God of War


Plataforma: PlayStation 2


Género: Acção / Aventura


Lançamento: 17 / 06 / 05 (Já disponível nos US)


Desenvolvimento: SCEA


Editora: SCEA


Site oficial: http://us.playstation.com/Content/OGS/SCUS-97399/Site/main.asp


Sempre que é anunciado um novo jogo de plataformas fico sempre de pé atrás mesmo que o jogo tenha bons gráficos e alguns elementos inovadores. Isto tudo por culpa de um jogo de seu nome Jak and Daxter e de mais 2 outras referências videojogáveis, Mário e Sonic, que por norma colocam sempre as fasquias muito altas.


Mas à medida que as noticias iam surgindo na net, o meu interesse pelo mesmo foi aumentado até que decidi importá-lo dos EUA depois de ter jogado uma demo e ter ficado completamente apanhado pela mecânica de jogo.


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Mas não foi só pela mecânica que o jogo me cativou…desde logo somos “convidados” a assistir a uma das apresentações mais espectaculares e bem feitas da história da PS2 e atrevo-me a dizer da história dos videojogos.


A qualidade das FMV é simplesmente divinal, parece que estamos a assistir a uma obra de arte animada…só mesmo visto.


Mas a qualidade não fica pela apresentação já que pelo meio da história vamos ver mais algumas destas obras de arte que nos vão ajudar a compreender a história deste jogo que retrata uma aventura épica e que o faz de igual forma.


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Neste jogo controlámos Kratos, um senhor da guerra que de um momento para o outro e na iminência de perder a sua vida, vê-se obrigado a invocar o Deus da guerra, Ares, que lhe confere a possibilidade de usufruir de dois sabres que são acoplados aos seus membros através de correntes e que o ajudarão a livrar-se rapidamente e cruelmente dos seus inimigos, e assim a sua vida foi salva. Mas aí começam os seus problemas…


O jogo em si não introduz muito de novo no género, mas a abordagem mais violenta e alguma pitada de erotismo fazem com que ele se destaque dos demais. Para além da inegável qualidade, as FMV dão ênfase ao teor violento do jogo apresentando cenas que não poderão ser vistas por qualquer um. E depois temos a parte do erotismo que neste jogo não foi censurado e que dá ao jogo mais um motivo de interesse.


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Mas deixando de parte as FMV, também a nível gráfico geral o jogo impressiona e de que maneira! O tamanho dos bosses é assustador e por vezes chegámos a pensar: “Como é que vamos derrotar esta coisa”!


Mas não são só os gráficos dos bosses a impressionar mas também dos nossos inimigos mais directos. Mas é ao nível dos cenários que apanhámos a 2ª grande surpresa. Todos os cenários pelos quais passei conseguiam impressionar pela sua qualidade e atenção aos detalhes. Vi neste jogo algumas das melhores cascatas criadas para um jogo.


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O que também impressiona nos cenários é a draw-distance que nos permite ver a “quilómetros” de distância sempre com um nível de detalhe de fazer inveja a muitos jogos.


É inegável que tanto as FMVs como os gráficos in-game são o porta-estandarte do jogo mas não é só disto que ele vive.


Contámos também com uma das mais belas Bandas Sonoras de todos os tempos que eleva o jogo a níveis épicos complementado assim uns efeitos sonoros convincentes e adequados e um excelente voice-acting.


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A nível jogável o jogo é em muito parecido a um Devil May Cry pelos movimentos de ataque que a nossa personagem pode desferir nos inimigos e em certos momentos as câmaras utilizadas são em muito parecidas mas em God of War é introduzido um elemento que nos permite a determinado momento carregar num determinado botão para que assim possámos derrotar alguns inimigos e os bosses de forma mais eficaz e sobretudo com mais espectáculo!


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Ás vezes as combinações dão um efeito visual estrondoso e arrasador (para o inimigo!!!)


Para além destes, contámos com mais 2 elementos que ajudam a tornar o jogo ainda mais interessante…os puzzles e um pouco de back-tracking mas ao que eu chamei de Old School Back-Tracking. Decidi dar este nome porque ao contrário de jogos como Metroid Prime em que em muitas situações temos que andar para trás para resolver as situações, em God of War vamos sempre avançando na aventura mas em determinados momentos desbloqueamos certos acessos que nos levam a locais nos quais já estivemos e que por alguma razão somos obrigados a passar por eles outra vez. Estes retrocessos são em grande parte para resolver puzzles que por alguma razão ficaram à espera de resolução.


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Este tipo de back-tracking era muito usado nos tempos da Megadrive e outros sistemas. Pessoalmente acho o sistema mais agradável porque embora voltemos a sítios já antes avistados, não tivemos que andar meio mundo para trás para lá chegar.


Só num pequeno momento do jogo é que fazemos um retrocesso no caminho mas nada de assinalável.


E é assim este God of War, um jogo com um aspecto “Mitológico” (em clara alusão ao teor do jogo!) que vai deliciar muitos gamers e que conta com uma história cativante e emocionante!


godofwar_8.jpg


Sem dúvida o melhor jogo de plataformas/acção da PS2 e que muito dificilmente será ultrapassado nesta geração por jogos previstos para a PS2.


Ás vezes chegámos a pensar se o jogo está a rodar na PS2 tal é o detalhe…


Por fim, não esperem que o jogo seja uma pêra doce mas acreditem que no final serão bem recompensados com imensos extras que vão desde uma arena onde são apresentados os anteriores modelos das personagens até ao resultado final (chega a ser hilariante!), algumas artworks, um God of War mode (muito mais difícil) e um desafio de 10 etapas em que combatemos ao bom estilo de um Mortal Kombat para dar o exemplo!


godofwar_9.jpg


Uma última nota para um momento no jogo que vai surpreender e emocionar os fans incondicionais de uma determinada aventura do jogo Zelda!


Quando todos pensámos que a velha Ps2 já não consegue dar mais de si, eis que aparecem jogos como God of War…


Enfim, um grande jogo…


Apresentação: 10 (Linda!!!)


Gráficos: 10 (Épicos)


Som: 9,5


Jogabilidade: 10


Total: 9,5


Analisado por: AnimeMatrix

publicado por hogwart às 21:49
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