Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

GAMERS PARADISE

GAMERS PARADISE

Análise - Wipeout Pure

hogwart, 10.05.05

wipeoutpure_capa.jpg

Wipeout Pure prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />


Plataforma: PlayStation Portable


Género: Condução / Corridas futuristas


Lançamento: 01 / 09 / 05 (Já disponível nos US e Japão)


Desenvolvimento: SCEE


Editora: SCE


Site oficial: http://www.us.playstation.com/Content/OGS/UCUS-98612/Site/


Já há muito tempo que não se ouvia falar desta série e assim que vi as 1ªs imagens deste jogo nas revistas da especialidade e na Internet, disse que este seria um dos meus 1ºs jogos para a PSP.


Há medida que o tempo ia passando e as imagens iam surgindo o espanto era cada vez maior.


wipeoutpure_1.jpg

Agora que tenho finalmente a consola e que me apanhei com o jogo na mão, o que posso dizer? Se o ecrã da PSP impressiona então esperem para ver este Wipeout a correr na consola…fabuloso!!!


Nunca imaginei ver semelhante detalhe numa consola portátil mas ele aí está!


wipeoutpure_2.jpg

O conceito de jogo já todos o conhecem mas este WP traz uma novidade que se destaca das demais que é a possibilidade de ser jogado em Multiplayer através do Wi-Fi da PSP, o que vem aumentar ainda mais a duração e a diversão de um título que por si só já oferecia muito nos outros lançamentos.


wipeoutpure_3.jpg

Mas quem pense que este WP é um port do último lançamento para a PS2 engana-se redondamente.


Neste WP contámos com 10 pistas novas e 4 das melhores vindas dos lançamentos anteriores. O nº de naves também aumentou mas para nada tão significativo como o nº de pistas!


wipeoutpure_4.jpg

Estas mesmas pistas apresentam um aspecto de ficar de queixo caído dada a fluidez e a resolução com que somos presenteados.


Qualquer pessoa terá ficado ansioso para saber se aquelas imagens que vimos por aí correspondiam à realidade e quando as vemos na consola ficámos ainda mais surpreendidos.


O nível gráfico em geral está estupendo, mas é nos cenários, nos efeitos de luz e nas explosões que o jogo se destaca ainda mais.


wipeoutpure_5.jpg

Com este jogo descobri que o ecrã da PSP tem um efeito hipnótico visto que desde que meti o jogo na consola simplesmente não consegui tirar os olhos do ecrã tal é a beleza do jogo.


Mas mesmo antes dos gráficos in-game, somos presenteados com uma excelente intro em termos de qualidade que em nada fica a dever ás intros dos jogos das consolas maiores.


wipeoutpure_6.jpg

Mas voltando aos gráficos in-game, é realmente impressionante o que a PSP nos pode oferecer e este WP é um bom indicio disso. As animações circundantes à pista, a fluidez com que as corridas se desenrolam fazem dele, sem sombra para dúvidas, o melhor jogo até à data da PSP.


wipeoutpure_7.jpg

Mas não foi só com os gráficos que este jogo impressionou os críticos…também a vertente sonoro tem um papel importante para criar o ambiente perfeito.


O mesmo estilo de músico usado nos outros lançamentos está lá mas como eu já tinha lido algures, neste lançamento a Studio Liverpool quis dar mais ênfase aos sons das naves e das explosões e conseguiram um resultado excelente! A voz feminina também continua presente…


wipeoutpure_8.jpg

A nível jogável, posso dizer que é um Wipeout com tudo o que de bom ou mau isso pode trazer. A princípio pode custar um bocado a adaptação aos comandos mas depois de algumas voltas já não há segredos!


Chamo também à atenção para a excelente apresentação geral de todo o jogo, menus incluídos.


wipeoutpure_9.jpg

Wipeout Pure é assim um excelente cartão de visita para mostrar o que de melhor se pode fazer nesta consola. É desde o inicio do modo Campeonato que vemos o que nos espera mais para a frente. A 1ª pista contém um túnel subaquático que é lindo de se ver!


Outra chamada de atenção vai para a Boxart do jogo que a meu ver é das melhores da PSP.


wipeoutpure_10.jpg

Concluindo, para todos aqueles que têm já uma PSP, este Wipeout Pure é simplesmente obrigatório. Ridge Racer e Need for Speed Underground Rivals estão muito bons e oferecem mais horas de jogo mas este dá um enorme prazer jogável/visual!


Assim, e dados os últimos lançamentos para todas as consolas em geral terem sequências introdutórias de pasmar, vou passar a qualificar as intros dos jogos.


Apresentação: 10 / 10 (CGI em grande estilo)


Gráficos: 10 / 10 (Belos, nítidos e com muito estilo)


Som: 8,5 / 10 (os amantes do techno vão adorar, mas destacam-se os efeitos sonoros)


Jogabilidade: 9 / 10 (todos sabemos que Wipeout em algumas situações não é pêra doce)


Total: 9 / 10 (Um jogo obrigatório…)


Analisado por: AnimeMatrix