Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

GAMERS PARADISE

GAMERS PARADISE

Apresentação oficial - PlayStation 3

hogwart, 17.05.05

ps3_0.jpg

Foi hoje apresentado o novo membro da família PlayStation, mais propriamente a PlayStation 3 que chegará ao mercado na Primavera de 2006. prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />


Ken Kutaragi, Presidente da Sony Computer Entertainment e pai da PlayStation e Kaz Hirai foram os homens encarregues de trazer a novidade ao mundo, apresentando a nova consola como um “Super computer for computer entertainment”.


ps3_1.jpg ps3_2.jpg ps3_3.jpg ps3_4.jpg

Em relação às muito especuladas especificações da consola, a Sony começou logo por confirmar o uso dos discos Blu-Ray, cuja capacidade de armazenamento é seis vezes superior à do actual DVD. No entanto a PS3 irá também suportar muitos outros formatos como o CR-ROM, o CDR+W, o DVD, o DVD-ROM, o DVD-R e o DVD+R entre outros.


ps3_5.jpg ps3_6.jpg ps3_7.jpg ps3_8.jpg

Outra das confirmações foi a retro-compatibilidade, ou seja, a PS3 irá ler tanto os jogos da PS2 como da PSOne.


Em termos de armazenamento de dados a nova consola da Sony trará vários tipos de slots, que vão desde a do Memory Stick Duo, passando por uma slot SD e uma de Compact Flash Memory. Ainda neste campo foi também confirmada uma slot para um disco rígido similar ao que acontece na Xbox 360.


ps3_9.jpg ps3_10.jpg ps3_11.jpg ps3_12.jpg

De origem vem a capacidade de suportar sete comandos sem fios recorrendo à tecnologia Bluetooth, bem como sete portas USB para ligar os mais variados periféricos, sendo que quatro delas são na parte frontal da consola e as outras duas na parte traseira. Ainda em relação aos comandos da consola a PSP também poderá ser usada como tal.


ps3_13.jpg ps3_14.jpg ps3_15.jpg ps3_16.jpg

No campo dos aspectos mais técnicos é de realçar o já famoso processador Cell, que correrá à velocidade de 3.2 Ghz e atingirá uma performance de 2.18 teraflops. A máquina contará ainda com 256mb XDR main RAM a 3.2 Ghz e terá 256MB de GDDR VRAM a 700mhz.


ps3_17.jpg ps3_18.jpg ps3_19.jpg ps3_20.jpg

Em relação ao chip gráfico da PS3, o RSX “Reality Synthesizer”, este irá basear-se em tecnologia da Nvidia e será capaz de uma precisão de 128bit pixel com uma resolução de 1080p, que é nem mais nem menos que qualidade dos filmes dos dias de hoje. Este chip tem ainda mais de 300 milhões de transístores, que é mais do que qualquer outro processador disponível no mercado. Este chip foi fabricado usando o processo 90nm com oito camadas de metal. Para terminar o ponto do GPU fiquem só a saber que este processador é mais potente que duas placas GeForce 6800 ultras juntas, que aos preços de hoje custariam qualquer coisa como € 1000.


ps3_21.jpg ps3_22.jpg ps3_23.jpg ps3_24.jpg

Para além disto a nova máquina da Sony ainda permitirá navegar na net, vídeo-chat através de uma câmara semelhante à actual EyeToy, arquivo de fotos digitais e vídeo e áudio digital. As portas HDMI irão funcionar de forma independente, ou seja, se o utilizador quiser pode estar a jogar numa TV e ao mesmo tempo a participar numa sessão de vídeo-chat numa outra TV.


ps3_25.jpg ps3_26.jpg ps3_27.jpg ps3_28.jpg

Resumidamente é isto que a PlayStation 3 tem para nos oferecer, o que à primeira vista parece ser um compromisso muito alicerçado na potência da máquina e na continuação e extensão das suas capacidades de gadget multimédia. Pelo que via até agora posso dizer-vos que só não gostei do design proposto para o novo comando mas pode ser que até à altura do lançamento da consola a Sony apure o seu design e nos ofereça algo de menos, como dizer, ridículo?


Fiquem com a lista completa das especificações técnicas da consola:


CPU:



  • PowerPC-base core @3.2GHz

  • 1 VMX vector unit per core

  • 512KB L2 cache

  • 7 x SPE @3.2GHz

  • 7 x 128b 128 SIMD GPRs

  • 7 x 256KB SRAM for SPE (1 of 8 SPEs reserved for redundancy)

  • total floating point performance 218 GFLOPS

GPU:



  • RSX @550MHz

  • 1.8 TFLOPS floating point performance

  • Full HD (up to 1080p) x 2 channels

  • Multi-way programmable parallel floating point shader pipelines

Sound:



  • Dolby 5.1ch, DTS, LPCM, etc. (Cell-base processing)

Memory:



  • 256MB XDR prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" />Main RAM @3.2GHz

  • 256MB GDDR3 VRAM @700MHz

System Bandwidth:



  • Main RAM: 25.6GB/s

  • VRAM: 22.4GB/s

  • RSX: 20GB/s (write) + 15GB/s (read)

  • SB: 2.5GB/s (write) + 2.5GB/s (read)

System Floating Point Performance:



  • 2 TFLOPS

Storage:



  • HDD: Detachable 2.5" HDD slot x 1

  • I/O: USB 2.0, Front x 4, Rear x 2

  • Memory Stick: standard/Duo, PRO x 1

  • SD: standard/mini x 1

  • CompactFlash: (Type I, II) x 1

Communication:



  • Ethernet (10BASE-T, 100BASE-TX, 1000BASE-T) x 3 (input x 1 + output x 2)

  • Wi-Fi: IEEE 802.11 b/g

  • Bluetooth: Bluetooth 2.0 (EDR)

Controller:



  • Bluetooth (up to 7)

  • USB2.0 (wired)

  • Wi-Fi (PSP)

  • Network (over IP)

AV Output:



  • Screen size: 480i, 480p, 720p, 1080i, 1080p

  • HDMI: HDMI out x 2

  • Analog: AV MULTI OUT x 1

  • Digital audio: DIGITAL OUT (OPTICAL) x 1

Disc media:



  • CD: PlayStation CD-ROM, PlayStation 2 CD-ROM, CD-DA, CD-DA (ROM), CD-R, CD-RW, SACD, SACD Hybrid (CD layer), SACD HD DualDisc, DualDisc (audio side), DualDisc (DVD side)

  • DVD: PlayStation 2 DVD-ROM, PLAYSTATION 3 DVD-ROM, DVD-Video, DVD-ROM, DVD-R, DVD-RW, DVD+R, DVD+RW

  • Blu-ray Disc: PLAYSTATION 3 BD-ROM, BD-Video, BD-ROM, BD-R, BD-RE

4 comentários

Comentar post